
O Projeto de Lei da Democracia na Enfermagem foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais e segue avançando no Senado Federal. A iniciativa representa uma conquista histórica para a categoria, ao ampliar a representatividade, a voz e o poder de decisão de auxiliares e técnicos de enfermagem no Sistema Cofen/Conselhos.
Defendida há anos por Jefferson Caproni, presidente do SinSaúdeSP e coordenador da CONATENF, a proposta ganhou força nos últimos meses com o apoio de importantes lideranças em Brasília. No Poder Executivo, destacou-se o apoio do ministro da Secretaria-Geral do Governo Federal, Guilherme Boulos. No Legislativo, o projeto contou com o respaldo do senador Magno Malta e da senadora Damares Alves, relatora da proposta aprovada nesta quarta-feira, 17 de dezembro, na Comissão de Assuntos Sociais.
A vitória também é resultado da união e do trabalho conjunto da gestão do Cofen, sob a presidência de Manoel Neri, com o empenho e a dedicação do coordenador da CONATENF, Jefferson Caproni. Manoel Neri agradeceu publicamente a Jefferson Caproni pelo protagonismo e pelo empenho na proposição e na defesa do quantitativo de auxiliares e técnicos de enfermagem na composição do plenário, destacando a importância do fortalecimento da representatividade democrática dentro do sistema.
A luta continua, mas o momento é de celebração. A enfermagem brasileira avança, se fortalece e faz história.


