O trabalhador da saúde precisa estar sempre alerta para jamais permitir que interesses pessoais, preconceitos morais ou convicções políticas interfiram em sua missão essencial, que é salvar vidas. O alerta foi feito pela enfermeira e professora Sabrina Marçal, em entrevista ao podcast “Mexeu com Você, Mexeu Comigo”, do SinSaúdeSP.
Com ampla experiência profissional no atendimento público e privado, e também na área da Educação — como professora de graduação, pós-graduação, cursos técnicos e preparatórios — Sabrina é colaboradora do Coren, Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal.
Durante o bate-papo de mais de uma hora e meia, Sabrina Marçal relembrou os preconceitos que teve de enfrentar no início da carreira, por ser mulher; falou dos desafios e das perdas sofridas durante a pandemia da Covid-19; fez um alerta sobre o não cumprimento do Piso Salarial da Enfermagem em grande parte do país; e ainda defendeu a necessidade urgente de reduzir a jornada de trabalho dos profissionais da saúde para 30 horas semanais.
Sabrina também fez questão de ressaltar o trabalho de excelência que vem sendo realizado pelo presidente do SinSaúdeSP, Jefferson Caproni, que ela conheceu durante atividades promovidas pelo Cofen. Ela se disse absolutamente encantada com a estrutura criada por Caproni na sede do Sindicato da Saúde de São Paulo.
A enfermeira e professora Sabrina Marçal destaca-se ainda por sua forte presença nas redes sociais, com palestras, cursos e orientações profissionais que oferece gratuitamente — muitos desses conteúdos dedicados especialmente a estudantes e trabalhadores da saúde recém-formados.