
Após protesto realizado pelo Sindicato da Saúde de São Paulo, Prefeitura garante que vai pagar todos os direitos aos trabalhadores do Programa de Busca Ativa por Telemedicina. O compromisso foi feito nesta quarta-feira, depois de uma reunião da diretoria do SinSaúdeSP com representantes da Secretaria Municipal da Saúde.
Na sexta-feira passada, sem nenhuma explicação, a Prefeitura havia anunciado o fim do Programa de Busca Ativa, implantado há dois anos, que atendia, todos os meses, 30 mil paulistanos, para a realização de exames de diabetes, hipertensão e Papa Nicolau. Além disso, a decisão de encerrar as consultas determinava automaticamente a demissão em massa dos quase 300 técnicos de enfermagem, responsáveis pelas ligações telefônicas que permitiam a identificação dos pacientes e o agendamento das consultas.
E o grande medo era que os trabalhadores fossem desligados sem receber nenhum centavo das verbas rescisórias a que têm direitos, já que a Prefeitura também não estava pagando os valores correspondentes à empresa contratante.
Diante dessa situação dramática, o presidente Jefferson Caproni determinou que o SinSaúdeSP reunisse toda a sua estrutura material e humana e tratasse como prioridade a defesa dos trabalhadores da Telemedicina.
Na última terça-feira, um protesto foi realizado em frente à sede da Prefeitura, no Viaduto do Chá, reunindo trabalhadores da atenção básica da saúde, com a participação também de representantes do Sindicato dos Enfermeiros de São Paulo, e, diante da mobilização das categorias, a Secretaria da Saúde teve que recuar e garantir o pagamento integral a todos os trabalhadores.
Mas para que esse direito seja garantido e todos os pagamentos realmente aconteçam, os profissionais de enfermagem, que faziam parte do Programa de Busca Ativa por Telemedicina, precisam, o mais rápido possível, levar seus documentos ao Departamento Jurídico do SinSaúdeSP. Isso é essencial. O SinSaúdeSP fica na rua Tamandaré, 393, no bairro da Liberdade, e o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 10h da manhã às 5h da tarde. Juntos Somos Mais Fortes.


