Seminário Nacional: Um marco na valorização e visibilidade de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem

Jefferson Caproni, coordenador da Conatenf, participou em 20 de março de 2025 de uma reunião no Cofen com o presidente Manoel Neri e a delegação de conselheiros técnicos de Enfermagem do Coren-PR. A pauta discutiu a valorização e visibilidade dos profissionais que representam 75% das equipes de Enfermagem.

A categoria realizará o primeiro Seminário Nacional de Auxiliares e Técnicos dos Conselhos de Enfermagem em setembro, durante o 27º CBCENF. Segundo Manoel Neri, o evento fortalecerá a atuação desses profissionais e promoverá debates sobre qualificação e desafios da profissão. Caproni afirmou:

  • “Estamos em diálogos internos e externos com nossos pares. É grande a expectativa de nos articularmos no Seminário Nacional de Auxiliares e Técnicos dos Conselhos de Enfermagem.”
  • “Essa é, hoje, a grande luta que une a Enfermagem brasileira.”

A mobilização pela Jornada de 30 horas e o reajuste do Piso Salarial também foi discutida. A PEC 19, proposta pela senadora Eliziane Gama, poderá ser pautada em abril.

Os Conselhos de Enfermagem têm incentivado a qualificação dos profissionais de nível médio, com iniciativas como o curso gratuito Pós-Tec e o apoio ao Projeto de Lei 190/25, que visa transformar auxiliares em técnicos de Enfermagem por meio de certificação profissional.

A Comissão Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Conatenf), criada em 2015, tem fortalecido a representatividade da categoria e conquistado avanços como a garantia de presença de profissionais de nível médio nas diretorias dos conselhos regionais.

Confira algumas imagens:

Fonte e imagens: Cofen

Postagens relacionadas

Abrir bate-papo
Olá, Podemos ajudá-lo?