Após 50 anos de existência do Cofen, proposta apresentada por Jefferson Caproni inclui auxiliares e técnicos de enfermagem na diretoria do Conselho Federal.
Agora é oficial! Ontem, quinta-feira, 13 de novembro, o coordenador da CONATENF e presidente do SinSaúdeSP, Jefferson Caproni, protocolou um documento que promove uma verdadeira revolução: a inclusão de conselheiros de nível médio e técnico na diretoria do Conselho Federal de Enfermagem.
No ofício encaminhado ao presidente do Cofen, Manoel Nery, Caproni destaca a “relevância e a urgência desta matéria, que não apenas aborda a modernização da estrutura do Conselho, mas também propõe um fortalecimento significativo das categorias de enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem. Estas categorias são pilares fundamentais do sistema de saúde do nosso país e, portanto, merecem atenção especial no âmbito das políticas públicas e legislativas”.
A proposta tem origem no Projeto de Lei 4175/23, de autoria da deputada Professora Luciene Cavalcante (PCdoB-BA), e no substitutivo apresentado pelo relator, deputado Bruno Farias (Avante-MG).
No documento protocolado, Caproni salienta que se trata de “uma medida essencial para assegurar a representatividade e a valorização dessas categorias, promovendo o alinhamento das necessidades práticas do exercício profissional com a estrutura normativa e institucional”. Ele também sugere a adoção da proposta de “reservar um terço do plenário do Cofen, de forma análoga ao modelo dos Conselhos Regionais, valorizando o entendimento construído historicamente e oriundo da CONATENF — Conferência Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem”.
Jefferson Caproni conclui lembrando que o projeto conta, desde o início, com o apoio do presidente do Cofen, Manoel Nery. Ele próprio se coloca “à disposição para contribuir ativamente na base de apoio no Senado Federal, com o objetivo de fomentar o diálogo necessário para a aprovação desta matéria. Acreditamos que a união de esforços entre as lideranças do setor e os representantes legislativos será essencial para garantir avanços significativos no reconhecimento e valorização dos profissionais de enfermagem”, comemora Caproni.
Assista ao vídeo do depoimento do presidente Jefferson Caproni.


