Cofen aprova proposta que amplia representatividade e assegura assento federal a Técnicos e Auxiliares de Enfermagem

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aprovou, nesta segunda-feira, 24 de novembro, a proposta que garante a participação de técnicos e auxiliares de enfermagem na Plenária Federal. A medida adapta, para o âmbito nacional, o modelo já adotado pelos Conselhos Regionais, que prevê composição proporcional de 3/5 de enfermeiros e 2/5 de técnicos e auxiliares.

A aprovação representa uma conquista histórica para a categoria — uma bandeira legítima e defendida há anos pelo presidente do SinSaúdeSP, Jefferson Caproni, que celebrou a decisão. Para ele, a ampliação da representatividade “irá unificar e fortalecer ainda mais toda a categoria, preparando-a para as próximas batalhas que serão travadas, como, por exemplo, a aprovação da PEC 19”.

O anúncio foi feito durante uma live conduzida pelo advogado Mateus Gonçalves, que reuniu o presidente do SinSaúdeSP e coordenador da CONATENF, Jefferson Caproni; o presidente do Cofen, Manoel Neri; o presidente do Coren-SP, Sérgio Cleto; além de parlamentares da bancada da saúde e conselheiros de diversos Corens do país.

As autoridades presentes destacaram o trabalho incansável, a articulação política e a capacidade de diálogo de Jefferson Caproni, fatores considerados decisivos para o avanço e aprovação da proposta, que agora segue para apreciação do Senado Federal.

Postagens relacionadas